REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONEXÃO NECESSÁRIA ENTRE A PRÁTICA DOCENTE E AS TEORIZAÇÕES

Paula Adriana Rodrigues

Resumo


O presente trabalho abordará uma pesquisa qualitativa de levantamento bibliográfico e está embasada nas concepções de Loris Malaguzzi (1999), Maria Montessori (1965), John Dewey (1959) entre outros autores. O estudo tem como problema de pesquisa analisar o papel dos educadores na Educação Infantil e objetivo geral investigar como ocorre o processo de desenvolvimento da criança; como objetivos específicos pesquisar a importância da organização de materiais e espaços pensados para atender as necessidades das crianças; reconhecer a escola como mediadora do processo de aquisição de conhecimentos, resolução de conflitos e diversidades sociais. A escola possui um papel fundamental na vida dos indivíduos, pois é um espaço formador de experiências, conhecimentos, sentimentos e ideias compartilhadas entre todos que fazem parte deste contexto. Neste ambiente o professor atua como facilitador do diálogo, da ação conjunta e da construção do saber pela criança.

Palavras-chave: Prática. Educadores. Crianças. Escola.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.