FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS E DESAFIOS

Franciele Ximeni Picolli Ferrari, Aline da Silva Serpa

Resumo


O presente artigo tem como objetivo, o despertar de algumas reflexões sobre a formação dos professores no Brasil, sob uma perspectiva de contribuições e de abordagem das lacunas deixadas pelos cursos de pedagogia na formação dos pedagogos. A presente discussão baseia-se em um estudo bibliográfico e documental, os quais darão o embasamento para o estudo. Sabemos que os caminhos percorridos pela educação desde seus primeiros ensaios até os dias atuais oportunizaram o desenvolvimento emancipatório para muitos. As contribuições da educação para melhoramento da sociedade são perceptíveis, porém é necessário se fazer uma análise dos currículos dos cursos de formação de professores, chamando a atenção para a proposta curricular que amparada pelas bases legais auxiliam esse profissional a ter uma capacitação de qualidade para reelaborar sua prática e fazer dela um meio de transformação social. Pensamos que a formação dos professores não poderá ser o suficiente para tornar a sociedade um espaço de respeito às individualidades e que desenvolva a emancipação de todos, mas, ela poderá impulsionar uma trajetória que auxilie na busca de perguntas e respostas atingindo o objetivo de crescimento e desenvolvimento dos cidadãos.

Palavras-chave: Formação de professores. Políticas educacionais. Transformação social.


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