OS REFLEXOS DAS EXPERIÊNCIAS DA FORMAÇÃO INICIAL NA CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO DAS MISSÕES

Jaqueline dos Anjos Pinto, Viviane Machado Maurente

Resumo


No campo educacional a formação de professores vem tentando ajustar os seus currículos para atender as demandas da realidade das escolas. A literatura que aborda a formação de professores aponta que há muitas fragilidades na educação, onde atualmente, está interligada a sua contextualização histórica e presente nos currículos engessados. O objetivo desta pesquisa é dialogar com os professores da Educação Básica sobre as suas experiências na formação inicial e como essas experiências sustentam as suas práticas pedagógicas nas escolas, e entender como se dá a relação entre os cursos de formação de professores e a realidade das escolas do município de São Luiz Gonzaga. Nesta pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, os sujeitos serão professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de São Luiz Gonzaga, professores formadores dos cursos de Formação de Professores nas instituições públicas e privadas da Região das Missões. Dentro do plano de trabalho, a pesquisa se encontra na organização dos instrumentos, contato com as escolas e as Universidades formadoras e aplicação piloto para validação dos instrumentos de coleta de dados. O referencial teórico baseia-se nos autores: Maurice TARDIF (2006), José Carlos LIBÂNEO (2000), Eduardo TERRAZZAN (2005), entre outros autores.

Palavras-chave: Formação inicial. Educação. Anos Iniciais.


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