PEDAGOGIA DO AFETO E A BANALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA LITERATURA DE AUTOAJUDA NOS PROCESSOS FORMATIVOS

Altair Alberto Fávero, Evandro Consaltér

Resumo


Este ensaio tem por escopo analisar a banalização dos processos de formação continuada de professores a partir da pedagogia do afeto. Entendemos que essa perspectiva de formação pedagógica materializa-se, sobretudo, a partir do consumo da literatura de autoajuda para professores. Para dar conta do objetivo proposto, realizamos um estudo bibliográfico de ordem analítica, ancorado em obras de três autores campeões de vendas desse tipo de literatura. No decorrer do ensaio, aparados no referencial teórico, indicamos as razões pelas quais a pedagogia do afeto mostra-se insuficiente para dar conta dos problemas educacionais, sobretudo dos que tangenciam sobre a prática pedagógica do professor. Acreditamos que as reflexões deste ensaio possam contribuir para vislumbrar outros horizontes formativos.

Palavras-chave: Formação continuada. Pedagogia do Afeto. Literatura de autoajuda.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.