O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) NO INTERIOR DO AMAZONAS: REFLEXÃO SOBRE A REALIDADE LOCAL

Erika da Silva Ramos, Felipe da Costa Negrão, Geysykaryny Pinheiro de Oliveira, Amanda Ramos Mustafa

Resumo


Este trabalho é oriundo das experiências obtidas como docentes nos cursos de graduação, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), ocorridas em dois municípios do Amazonas (Brasil), onde foram ministradas aulas para acadêmicos de licenciaturas que por sua vez já exerciam a função de “professores” da educação básica em seus municípios ou zonas rurais mais distantes destes. Tal pesquisa teve o objetivo geral de compreender de que modo o PARFOR é aplicado em municípios do Amazonas levando em consideração tanto os aspectos da realidade local, quanto a possível qualidade desta formação de ensino superior. A metodologia para tal trabalho caracterizou-se por um viés fenomenológico, além de consistir em pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que os alunos passam por adversidades deveras para continuarem assíduos no curso divididas em dois principais quesitos: a distância local e falta de recursos de todos os níveis decorrentes da realidade local-social-cultural dos municípios onde os acadêmicos habitam e ainda diversidades relacionadas as suas bases de formação escolar, as quais fazem muita falta diante da complexidade do conhecimento científico desvendado no curso superior, coadunando este quadro em um desafio entre a relação teoria-prática dos docentes de ensino superior envolvidos.

Palavras-chave: PARFOR. Amazonas. Formação de Professores.


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