FORMAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DAS TECNOLOGIAS: PERSPECTIVAS NO ÂMBITO TECNOLÓGICO-PEDAGÓGICO NA UNIVERSIDADE

Nilton Cézar Rodrigues Menezes

Resumo


Na atualidade as mais variadas formas de tecnologias tomaram conta de todas as modalidades de educação e, acompanhados de toda essa gama de novos conhecimentos estão os educadores e sua formação. Assim, a pesquisa, teve como objetivo geral apresentar elementos que esclareçam como as novas tecnologias estão influenciando as metodologias e, as novas formas didático-pedagógicas utilizadas pelos educadores na universidade. Nesse sentido, o trabalho possui como problemática: Questiona-se, pois, o que a convergência digital tem provocado em relação ao educador na sua formação e consequentemente nas salas de aula quanto ao processo de ensino-aprendizagem? A metodologia baseia-se em pesquisa mediante o procedimento bibliográfico, a partir de livros, artigos, publicados por meios escritos e eletrônicos como páginas de web sites, sobre a utilização de tecnologias na universidade. Conclui-se que, os resultados alcançados apontam para o fato de que o educador deve estar ciente do fluxo de informações para que ocorra apropriação segura no auxílio à educação atual, onde terá de buscar novas maneiras de formação que lhe fornecerão oportunidades de aprendizado de uso dos instrumentos tecnológicos sobre e durante a prática pedagógica.

Palavras-chave: Tecnologias. Mudanças. Ensino-aprendizagem. Recursos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.