RESILIÊNCIA DOCENTE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS TRILHAS DA AMBIÊNCIA [TRANS]FORMATIVA

Neiva Viera Trevisan

Resumo


O artigo visa pôr em discussão a relação entre resiliência docente e o processo de formação de professores tendo como objetivo compreender como ocorre o processo de resiliência docente na Educação Superior. Para tanto, busca reconhecer como se desenvolvem os processos de retomada de aprendizagens e de [auto]formação docente na profissão, uma vez que existe uma forte tendência em nossas universidades do atendimento à lógica do mercado, deixando lacunas no que tange a formação humana do docente para o ensino superior. Objetiva-se desenvolver argumentos inédito-viáveis à tese de que ambiências [trans]formadoras, por intemédio das [inter]influências entre condições objetivas, subjetivas e intersubjetivas, podem favorecer os processos resilientes, tendo como horizonte a autoformação de professores na Educação Superior e o processo contínuo de retomada de aprendizagens docentes. Para isso, serve-se de alguns aportes da fenomenologia e da hermenêutica, especialmente no sentido de desenvolver determinadas premissas que permitam perceber como as pessoas compreendem os significados dos eventos adversos que lhes dizem respeito à profissão.

Palavras-chave: Resiliência docente. Educação superior. Autoformação. Formação de professores.


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