REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: UM RELATO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Jucelaine Lages de Barros, Luciani Missio

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática. O mesmo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Élio Salles, município de Júlio de Castilhos no período de 17 de agosto a 18 de novembro de 2016. O objetivo geral do estágio busca, através da prática, ajudar a vivenciar e promover o desenvolvimento dos conhecimentos teóricos e práticos construídos no decorrer do curso. O estágio possibilita observar, analisar e efetivar a prática docente, visando fortalecer esta relação entre a teoria e a prática. Tendo em vista a dificuldade que os alunos têm em aprender a Matemática, buscou-se aplicar metodologias diferenciadas de forma a envolver os alunos no processo de aprendizagem. Como uma alternativa a mais para avaliar a percepção dos alunos em relação às aulas, foi criado o “Diário da Turma 91”, de forma a dar voz para todos os alunos falarem sobre o andamento das aulas. A experiência que o estágio proporciona para os futuros professores é fundamental, pois é o momento do encontro entre a teoria estudada e a realidade das escolas, dos alunos, da aprendizagem e da cultura escolar.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Formação de professores. Prática de ensino.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.