DESCOBRINDO O FANTÁSTICO MUNDO DA NARRATIVA INFANTOJUVENIL: RELATO DO TRABALHO COM LEITURA LITERÁRIA NO CURSO NORMAL

Caroline Rodrigues Melo, Bruna Marzullo Fonseca

Resumo


Este artigo visa relatar a experiência de prática docente obtida durante o estágio obrigatório em Ensino Médio do curso de Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pampa – Unipampa campus Bagé/RS. O referido estágio ocorreu no Curso Normal da Escola Estadual de Educação Básica Prof. Justino Costa Quintana, localizada na cidade de Bagé/RS. A prática foi realizada no primeiro ano do Ensino Médio, turma 11, formada por dezessete alunas. A carga horária do estágio foi de 31 h/a, divididas em 10 h/a de observação do contexto escolar e 21 h/a para a aplicação do projeto desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa. Uma das propostas desse projeto era aliar o ensino da Língua Portuguesa ao ensino de Literatura, portanto buscou-se inserir leitura literária simultaneamente ao ensino de conteúdos gramaticais. Um dos objetivos do projeto de ensino era estimular e desenvolver o contato das futuras professoras com narrativas infantojuvenis, para isso foi proposta a leitura das obras Ana Z. aonde vai você?, Alice no País das Maravilhas e do conto A moça tecelã. Os desafios enfrentados ao longo do estágio oportunizaram a construção de aprendizagens significativas tanto para as alunas quanto para a estagiária.

Palavras-chave: Curso Normal. Narrativas infantojuvenis. Leitura literária.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.