A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: SABERES NECESSÁRIOS E PRÁXIS PEDAGÓGICA

Andréia Aparecida Guimarães Strohschoen, Sandra Regina Costa dos Santos

Resumo


Este artigo aborda a contribuição da pesquisa na formação de professores pesquisadores, na perspectiva do aprimoramento da relação teoria e prática, possibilitando o repensar da atuação do docente frente à escola na atualidade. Além disso, trata da importância da pesquisa para a promoção da práxis pedagógica e da qualidade na ação educativa do professor em sua sala de aula. Reflete no âmbito educacional sobre a segmentação da pesquisa na escola e na academia, trazendo à tona a necessidade de articulação dos conhecimentos produzidos nestas instituições de ensino, de forma que esses estudos viabilizem novos olhares e construções sobre a prática da pesquisa, tornando-a uma atividade cotidiana e significativa com vistas à melhoria do cenário educacional vigente. O estudo decorreu de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura. Nesse sentido, as exposições e considerações respaldam-se no aporte teórico, objetivando demonstrar a relevância da pesquisa como elemento fundamental para produção do conhecimento desde a formação inicial do professor até a vivência da sua prática pedagógica. Este estudo contribuiu para alavancar a necessidade da pesquisa desde a formação inicial do professor, a fim de propiciar construções e práticas fundamentadas em um contexto em que, cada vez mais, evidencia-se a utilização da pesquisa para a (re) construção do conhecimento e sua inteira relação com a realidade educacional e o trabalho docente, possibilitando a transformação e (re) invenção de ações que visem a melhoria da práxis pedagógica.

Palavras-chave: Pesquisa. Formação Docente. Práxis Pedagógica.


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