O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Ieda Lourdes Gomes de Assumpção, Fabiane Villela Marroni

Resumo


O impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cenário contemporâneo significa a alteração da rotina e das práticas cotidianas das pessoas. Nesse contexto social as TIC, em suas diferentes fases de desenvolvimento, são instrumentos para pensar, aprender, conhecer, representar e socializar para outras gerações os conhecimentos adquiridos; são as possibilidades de utilização de vários sistemas/signos entre outras ideias que podem representar uma dada informação e publicizá-las. As TIC são consideradas hoje, um fenômeno a ser estudado no processo de ensino e aprendizagem. Essas tecnologias apontam para uma realidade diferente no que refere às práticas pedagógicas. Este estudo tem por objetivo discutir, amparando-se em leituras, as Teorias da Comunicação e da Informação e os processos de ensino e aprendizagem, para fundamentar os aspectos de uma prática pedagógica do Século XXI.

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação. Processo ensino aprendizagem. Práticas Pedagógicas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.