INTEGRANDO TIC E PRÁTICAS DE PESQUISA – ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA WEBQUEST NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Melise Peruchini, Karla Marques da Rocha

Resumo


A presente investigação traz como temática principal a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas Práticas de Pesquisa, através da metodologia Webquest, buscando analisar em que medida esta integração pode auxiliar na formação de profissionais da educação, transpondo desafios de ensino-aprendizagem, através da investigaação. Por meio de uma oficina de formação continuada, ministrada primeiramente aos alunos do Programa Especial de Graduação - Formação de Professores para a Educação Profissional - da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e, posteriormente, à uma turma de professores da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, objetivou-se analisar possíveis contribuições da proposta realizada no ano 2016. A coleta de dados ocorreu através de Observações registradas em diários de aula, das atividades desenvolvidas pelos cursistas no ambiente Moodle e dos questionários aplicados. A análise e discussão dos resultados apontam as contribuições do recurso, os principais desafios e possibilidades em sua aplicação, e demonstram também a relevância de processos de formação que possibilitem integrar tecnologias com práticas de pesquisa em contextos educativos.

Palavras-chave: Webquest. Formação de professores. Práticas de pesquisa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.