O PROFESSOR DE INFORMÁTICA EDUCATIVA E O SEU PAPEL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA

Eunice Pereira Azenha, Maritê Medianeira Moro Neocatto, Karla Marques da Rocha

Resumo


O presente artigo tem como objetivo resgatar a importância da Informática Educativa e o papel do professor multiplicador que atua no Laboratório de Informática Educativa (LIE) ou Sala de Informática das escolas públicas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Santa Maria, bem como resgatar a finalidade do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM) na formação destes professores. Para tanto, foi proposta a realização deste estudo de abordagem quali-quantitativa com revisão bibliográfica. Após levantamento, junto à SMED, foi elaborado  um questionário online na plataforma Survio, respondido pelos Professores de Informática Educativa que estão lotados, pela Prefeitura/Mantenedora, no LIE das escolas, abordando questões como: o tipo de formação e a carga horária no laboratório, a opinião sobre o uso das TIC  na escola, as dificuldades encontradas para desenvolver o trabalho com as tecnologias, como é feito o planejamento de trabalho para a sala de informática, assim como sugestões dos professores para que o NTEM possa melhor contribuir para a inclusão digital das escolas  públicas da rede municipal. Espera-se contribuir na revelação do cenário atual das Tecnologias Educacionais inseridas no contexto escolar, bem como esclarecer o papel e as funções do Professor de Informática Educativa e do próprio NTEM.

Palavras-chave: Professor de Informática Educativa. NTEM Santa Maria. Informática na Educação. Tecnologia Educacional.


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