RELATOS (AUTO)BIOGRÁFICOS COMO PROCESSOS DE REFLEXÃO E DE(TRANS)FORMAÇÃO

Denise Valduga Batalha, Liliane Silveira Bonorino, Tiane Reusch de Quadros

Resumo


Esta investigação emerge da intenção de darmos destaque à importância do trabalho de pesquisa com professores em formação continuada, através do uso de relatos (auto)biográficos como escolha do método nas investigações na área da educação, por meio das lembranças, das memórias de percursos formativos, os quais (re)constroem experiências passadas, proporcionando reflexão e inserindo mudanças, enfatizando as implicações desse método como prática de (trans)formação. A metodologia empregada constitui-se como uma investigação qualitativa, segundo Bogdan; Biklen (1994), com ênfase na pesquisa bibliográfica, conforme Gil (1994). O referencial teórico está embasado nos estudos de Abrahão (2006, 2008); Antunes (2007); Imbernón (2006, 2009); Josso (2002, 2006), Nóvoa (1995, 2009); Signorini (2005); Souza (2006), entre outros. As lembranças revividas e reconstruídas evidenciam a importância das pesquisas com professores em formação, mediante ressignificação do vivido, pela reflexão sobre si e sobre a profissão docente. A partir desta pesquisa, evidenciamos que a
reflexão sobre a própria história de vida educativa como espaço de construção de conhecimento serve para provocar a preocupação com o desenvolvimento do trabalho pedagógico com consistência teórica e intencionalmente comprometido com a formação de profissionais críticos, reflexivos, inventivos, mediadores das (trans)formações que a sociedade nos exige.

Palavras-chave: Formação continuada. Relatos (auto)biográficos. Reflexão. (Trans)formação.


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