UMA REFLEXÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LITERATURA BRASILEIRA E DO STATUS ATUAL DA DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO

Tiane Reusch de Quadros, Liliane Silveira Bonorino, Denise Valduga Batalha

Resumo


No presente artigo, buscamos propor uma reflexão acerca da forma como a Literatura Brasileira se apresenta no contexto atual das escolas de Ensino Médio, disciplina que tem como foco a historiografia literária. Buscamos, sobretudo, analisar o papel do professor de Literatura no ambiente escolar, uma vez que sua formação, muitas vezes, não enfatiza a exploração de sentido dos textos literários. Desse modo, acreditamos que voltar a atenção não apenas para uma contextualização histórica da literatura, mas também para o processo de formação de leitores, contribuiria para uma maior difusão da importância da literatura no ambiente escolar. Para tanto, destacamos o papel do diálogo na interpretação de textos literários em sala de aula para que o aprendizado ocorra de forma mais efetiva. Diante desse viés, acreditamos que uma reflexão acerca da formação dos professores de Literatura Brasileira e do status atual dessa disciplina no Ensino Médio possa trazer contribuições para que o ensino seja mediado não só para cumprir com o currículo, mas sim para oportunizar o processo de ensino e de aprendizagem, possibilitanto, assim, para a formação de leitores críticos e reflexivos. Palavras-chave: Formação de professores. Literatura Brasileira. Ensino Médio.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.