A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM ESCOLA DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM “OFF-LINE”

Carina Copatti

Resumo


A Geografia escolar tem passado por intensas transformações na contemporaneidade, principalmente com os avanços possíveis por meio de maior disponibilidade de recursos tecnológicos nas instituições escolares. O acesso à internet tem se configurado como um avanço no processo de ensino e aprendizagem, visto que, quando bem utilizado por professores e alunos, tende a ampliar o conhecimento. Porém, em algumas realidades, o acesso restrito à internet, pela sua baixa qualidade de sinal, requer que a Educação geográfica se realize por meio de experiências de aprendizagem “off-line”, em outras palavras, realizadas sem o uso da internet ou outros recursos tecnológicos que poderiam contribuir à aprendizagem. Com base nas experiências de ensino de Geografia em escola do campo, em situações de aprendizagem “off-line”, procuramos refletir sobre a Educação geográfica que ocorre por meio de estratégias convencionais. A questão que norteia o texto é: de que modo as experiências de aprendizagem “off-line” podem contribuir para a Educação geográfica em escola do campo? Dito isto e analisados os processos de aprendizagem, considera-se que o ensino de Geografia pode ser potencializado por meio de outras metodologias, se utilizando de recursos que relacionem o conhecimento específico da disciplina e a realidade vivida pelo aluno do campo.

Palavras-chave: Geografia escolar. Escola do campo. Educação geográfica.


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