OS DESAFIOS DA INOVAÇÃO NA AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA CONTEMPORANEIDADE

Cláudia Bassoaldo Ramos, Eliane Galvão dos Santos, Marcos Alexandre Alves

Resumo


Este estudo examina as concepções docentes acerca da avaliação do processo de ensino e aprendizagem e suas as relações com o desempenho escolar de estudantes. Trata-se de uma investigação de caráter bibliográfico que visa oferecer subsídios para se repensar as práticas avaliativas, que não mais correspondem aos anseios dos estudantes e da sociedade no século XXI. Enfatiza-se a necessidade de ruptura ante concepções e práticas avaliativas homogêneas, em vista da atual conjuntura da educação e os desafios provenientes dos grandes avanços científicos e tecnológicos. Os resultados evidenciam que a avaliação da aprendizagem é uma atividade complexa e desafiadora, que demanda mais pesquisa e interesse por parte da comunidade escolar e, sobretudo, dos professores. O investimento no estudo, reflexão e troca de experiências sobre as práticas avaliativas, no âmbito escolar, podem revelar as fragilidades e potencialidades do ensino. Nessa perspectiva, cabe ao educador desenvolver uma maior consciência acerca de seu papel no planejamento e implementação de uma avaliação, entendida como processo pedagógico e epistemológico, em que o educando seja encarado como protagonista de sua aprendizagem. Essas iniciativas devem ser planejadas e voltadas para comunidade escolar, pois o trabalho educativo exige a corresponsabilidade de todos os envolvidos com a formação humana.

Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Ensino. Docência. Comunidade escolar.


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