APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO COLABORATIVO APOIADO PELO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MINHA ESCOLA VIRTUAL

Valesca de Matos Duarte, Fernando Augusto Treptow Brod

Resumo


No século XXI a sociedade do conhecimento demanda uma reinvenção da Educação instigando seus gestores, professores, funcionários e alunos a viver constante transformação e inovação em suas maneiras de ensinar e de aprender. Este trabalho teve o objetivo de refletir sobre o Ensino Médio, onde ensinar deve ser muito mais do que a simples transmissão de conteúdos, visando articular a construção da cidadania com um olhar diferenciado ao discente, possibilitando sua percepção como ser atuante no mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura. Através de levantamento bibliográfico percebeu-se que o Ensino Médio, ao longo dos anos, vem sofrendo muitas críticas e tem ocupado lugar de destaque nas discussões sobre educação, pois na visão da sociedade do conhecimento a escola está ultrapassada e não dá conta de atender as necessidades de seus alunos, não os formando como seres completos e protagonistas de suas próprias vidas. O estudo aponta para a possibilidade de uma transformação gradual no processo de ensino e de aprendizagem do Ensino Médio Politécnico, usando a estratégia didática da Aprendizagem Baseada em Projetos como método pedagógico colaborativo apoiado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação Digital por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Palavras-chave: Educação. Ensino médio. Formação integral.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.