EDUCANDO O JOVEM RURAL ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL

Josiane de Moraes Brignol

Resumo


O seguinte artigo trata sobre a produção audiovisual, na educação escolar. Uma prática que construiu o material de pesquisa em questão, os curtas metragens de ficção: Em Busca de Uma Amizade, Sentimentos de Menina e O Fantasma Mal Encarado realizados na E.M.E.F Profª Delfina Bordalo de Pinho localizada na zona rural do município do Capão do Leão, RS/Brasil durante o ano letivo de 2016. Analisou-se como essa produção audiovisual contribuiu na formação, comportamento e crescimento dos alunos no cotidiano escolar. O objetivo foi compreender as marcas que a produção de vídeo estudantil deixou nos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, que a convite e por afinidade se inscreveram no projeto. Este trabalho foi destinado ao I Festival de Vídeo Estudantil da cidade, no qual apresentou ótimos
resultados, conquistando vários prêmios. Como achado da pesquisa percebeu-se que a produção audiovisual resultou na aproximação dos estudantes e professores aliando prática e teoria, emoção, modernidade, comprometimento, valorizando o papel da escola no processo de ensino/aprendizagem e estimulando o crescimento do jovem do campo através do uso das tecnologias. Reforçando que a prática de produção audiovisual na escola contribui para um ensino contextualizado, imbuído nas vivências e interesses do estudante rural.

Palavras–chave: Produção de vídeo estudantil. Cinema escolar. Ensino. Tecnologia e matemática.


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