PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO: CONSTRUÇÃO DE PROJETOS VIVENCIAIS EM AULAS DE SEMINÁRIO INTEGRADO

Lezita Zalamena Schmitt, Neide Marlene Traesel

Resumo


O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, a partir de aulas de Seminário Integrado (SI) ministradas numa turma de terceiro ano do Ensino Médio Politécnico em uma escola de Educação Básica. O estudo objetivou despertar o desenvolvimento de projetos vivenciais possibilitando ao sujeito construir-se e reconstruir-se no mundo em que vive, entendendo a pesquisa como princípio pedagógico e ponto referencial para a construção e reconstrução do conhecimento. Foram desenvolvidos 15 projetos vivenciais durante o ano de 2016, os quais priorizavam os cuidados e prevenção com a saúde humana e o ambiente. Este método pedagógico de educar pela pesquisa possibilita a promoção e a articulação entre as áreas do conhecimento, com vistas à integração curricular. A participação e o envolvimento dos educandos como sujeitos de ação e reflexão remete a produção de novos conhecimentos. Espera-se assim, que a pesquisa pedagógica venha favorecer o desenvolvimento do pensar, estimulando a leitura e a escrita, aprimorando a argumentação.

Palavras-chave: Educandos. Práticas pedagógicas. Conhecimento escolar.


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