A POLÍTICA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Nelson dos Santos

Resumo


O presente artigo trabalha sobre a importância e o impacto da política de alimentação escolar no desenvolvimento da aprendizagem e os desafios à gestão escolar dentro de um cenário de dificuldades vivenciadas pela educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo recuperar aspectos da evolução histórica do PNAE enquanto política de alimentação escolar no Brasil e seus impactos sobre a gestão escolar na educação básica a partir da experiência de uma escola pública de grande porte no norte do Rio Grande do Sul. Enfatiza algumas interfaces deste programa com o Ensino Médio Politécnico e o Programa Mais Educação desenvolvido na escola no triênio 2013/15. O texto é estruturado a partir da pesquisa bibliográfica e documental com foco na análise de dados, relatórios e documentos contábeis da escola no período mencionado. Destaca alguns desafios da gestão frente à esta política e suas contribuições em relação à agricultura familiar na perspectiva da legislação vigente. Por fim, procura evidenciar a importância e o papel da escola enquanto espaço pedagógico próprio e privilegiado de promoção da aprendizagem, da saúde dos adolescentes e do desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave: Educação Básica. Gestão Escolar. PNAE. Agricultura Familiar.


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