AS CONTRIBUIÇÕES DO ORIGAMI NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Elisane Strelow Gonçalves

Resumo


Este trabalho é um recorte da dissertação de uma pesquisa em fase inicial do mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas, que busca fazer um estudo sobre o Origami no ensino e aprendizagem da matemática. Onde uma das teorias utilizadas será a Neurociência e suas contribuições no ensino e aprendizagens dos ultimos 10 anos. Outra teoria será a o Origami e sua contribuição no ensino e aprendizagem da geometria. Para este estudo será feita uma pesquisa de cunho qualitativo com abordagens de estudo de caso. Fazendo um paralelo dessa idéia com as novas teorias da neurociência percebemos que a junção da ação do Origami com as pesquisas da Neurociência, principalmente na ação fisiocultura podem contribuir com o ensino e aprendizagem. Para este estudo comecei trazendo um pouco da história do Origami, sua chegada ao Brasil seu significado para alguns povos e posteriormente descrevo um pouco o Origami como uma ferramenta de auxilio ao aprendizado e sua contribuição para despertar diferentes emoções nos alunos para a aprendizagem da Matemática.

Palavras-chave: Origami. Matemática. Ensino e aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.