PRODUÇÃO DE CORDÉIS E A CULTURA AMAZÔNICA: INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS

Felipe da Costa Negrão, Erika da Silva Ramos, Geysykaryny Pinheiro de Oliveira, Amanda Ramos Mustafa

Resumo


O artigo resulta na descrição dos resultados do projeto de campo “Cordel no cotidiano escolar” vinculado a disciplina de Fundamentos e Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa do curso de Pedagogia de uma universidade privada de Manaus (AM), tendo como objetivo geral apresentar a literatura de cordel para estudantes de 4º e 5º ano em doze instituições de ensino da rede pública manauara. Destacamos que os temas das produções foram ancorados em aspectos regionais, valorizando os saberes da cultura amazônica e suas especificidades. As oficinas de produção de cordéis foram organizadas didaticamente pelos próprios acadêmicos, a partir de orientações psicopedagógicas prévias oferecidas pelos professores formadores. Os estudantes da rede pública foram submetidos a um questionário semiaberto a fim de avaliar as ações do projeto, de modo que os resultados foram satisfatórios, explicitando o aumento da motivação para o ensino da língua portuguesa após a culminância do projeto. O manuscrito também conta com recortes dos cordéis produzidos pelos alunos a fim de explicitar a cultura amazônica através deste gênero textual.

Palavras-chave: Cordel Escolar. Cultura Amazônica. Práticas Escolares.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.