AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ETNOMATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Amanda Pranke, Lourdes Maria Bragagnolo Frison

Resumo


Este trabalho faz parte de uma pesquisa realizada no curso de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Pelotas, que tem por objetivo identificar e analisar as estratégias autorregulatórias e os conhecimentos do contexto utilizados na resolução de problemas de Matemática por estudantes de Ensino Fundamental de uma escola agrícola. A autorregulação da aprendizagem alicerça esse estudo, por ser entendida como um processo que estimula os estudantes a definirem metas e a desenvolverem estratégias com as quais buscam alcançar resultados positivos na resolução de problemas. Realizamos um estudo de caso com uma turma de seis estudantes, tendo como foco a entrevista com tarefa, que se assemelha a uma entrevista semiestruturada e segue um guia de questões, as quais os estudantes responderam antes e depois da resolução do problema de Matemática proposto. Durante o período de resolução a pesquisadora observa o que o estudante faz, com a intenção de identificar o raciocínio matemático e as estratégias mobilizadas. Aproximamos a essa investigação a etnomatemática, pois, por meio dela, percebemos que os estudantes trazem conhecimentos do seu contexto e conseguem fazer generalizações e estabelecer relações entre o proposto e o vivido, encontrando soluções mais rápidas e eficazes para os problemas do contexto escolar. Palavras-chave: Entrevista com tarefa. Problemas de Matemática. Contexto agrícola.


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