AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ETNOMATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
Este trabalho faz parte de uma pesquisa realizada no curso de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Pelotas, que tem por objetivo identificar e analisar as estratégias autorregulatórias e os conhecimentos do contexto utilizados na resolução de problemas de Matemática por estudantes de Ensino Fundamental de uma escola agrícola. A autorregulação da aprendizagem alicerça esse estudo, por ser entendida como um processo que estimula os estudantes a definirem metas e a desenvolverem estratégias com as quais buscam alcançar resultados positivos na resolução de problemas. Realizamos um estudo de caso com uma turma de seis estudantes, tendo como foco a entrevista com tarefa, que se assemelha a uma entrevista semiestruturada e segue um guia de questões, as quais os estudantes responderam antes e depois da resolução do problema de Matemática proposto. Durante o período de resolução a pesquisadora observa o que o estudante faz, com a intenção de identificar o raciocínio matemático e as estratégias mobilizadas. Aproximamos a essa investigação a etnomatemática, pois, por meio dela, percebemos que os estudantes trazem conhecimentos do seu contexto e conseguem fazer generalizações e estabelecer relações entre o proposto e o vivido, encontrando soluções mais rápidas e eficazes para os problemas do contexto escolar. Palavras-chave: Entrevista com tarefa. Problemas de Matemática. Contexto agrícola.
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