ANÁLISE INTERACIONAL E COMPOSICIONAL DOS INFOGRÁFICOS DO LIVRO DIDÁTICO “EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS"

Maurício Rizzati, Natália Lampert Batista, Elsbeth Léia Spode Becker, Roberto Cassol

Resumo


Os textos visuais podem contribuir muito com o Ensino de Geografia. Assim, o presente ensaio tem por objetivo analisar, nos níveis Interacional e Composicional da Gramática do Designe Visual (GDV), os oito infográficos da abertura das unidades do livro didático “Expedições Geográficas”. A proposta metodológica perpassou pela a classificação e a discussão dos textos visuais com base nas categorias propostas na GDV de Kress e Van Leeuwen (2006). Concluiu-se que refletir sobre o uso de imagens no século XXI é essencial para a construção do pensamento crítico e para o entendimento das mensagens presentes nos textos visuais, bem como que analisar e compreender as interfaces presentes nos infográficos do livro didático “Expedições Geográficas” permite ressaltar a importância deste gênero para o Ensino de Geografia e para a compreensão do espaço geográfico.

Palavras-chave: Multimodalidade. Infográfico. Ensino de Geografia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.