A INCLUSÃO DE PRÁTICAS DE INCENTIVO A PESQUISA CIENTÍFICA NO PLANEJAMENTO ESCOLAR DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Neiva Chervenski Escobar, Janaina Pereira Pretto Carlesso

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir o papel da pesquisa cientifica nos Anos Iniciais do ensino fundamental. Refletindo sobre a importância do trabalho de pesquisa em sala de aula nos primeiros anos de escolarização, oportunizando aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades tornando-os questionadores da realidade, capazes de formular e resolver problemas, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica. Defendendo que a pesquisa quando bem utilizada e orientada pelo professor tem a capacidade de valorizar o questionamento, estimular a curiosidade, alimentar a dúvidas, superar paradigmas, tornar o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo, ampliando os horizontes do conhecimento do aluno levando os mesmos a conquista de aprendizagens significativas e por este fato transformadoras.

Palavras-chave: Pesquisa Cientifica. Aprendizagem Significativa. Transformação Social.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.