EXPERIMENTOTECA NO ENSINO BÁSICO: ANÁLISE DA PERDA DE SOLO POR EROSÃO HÍDRICA

Cibele Stefanno Saldanha, Mauro Kumpfer Werlang, Tuane Telles Rodrigues, Letícia Ramires Corrêa

Resumo


Resumo: A pesquisa vem com a tarefa de abordar conceitos referente ao estudo do solo e suas características morfológicas, e ainda buscar sensibilizar os educandos frente a percepção da importância do solo que é tão pouco reproduzida devido essa falta de consciência pedológica a degradação do solo que é cada vez mais recorrente. O objetivo foi transportar os educandos até o laboratório de sedimentologia da Universidade Federal de Santa Maria e conduzir experimentos voltados aos processos da erosão hídrica, bem como conceitos, tipos, modos de ocorrência e transporte das partículas do solo com os educandos da turma 91 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides da Cunha. Foram abordados temas relacionados à erosão hídrica e destacando o transporte de materiais na forma de partículas do solo ou movimentos de massas do solo de um local para outro sob a ação da chuva e do escoamento superficial. Os efeitos negativos dela estão associados às regiões de vulnerabilidade, cujo solo é muito susceptível a erosão. A falta de cobertura vegetal, juntamente com as características das precipitações, são fatores que interferem neste processo com intensidade e frequência. Os educandos demonstraram através das atividades propostas domínio do conhecimento.

 

Palavras-chave: Ensaio. Coesão. Agregados.


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