DESAFIOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO OBRIGATÓRIO

Letícia Ramires Corrêa, Cibele Stefanno, Tuane Telles Rodrigues

Resumo


O referente trabalho tem como objetivo contribuir com a socialização das experiências vivenciadas nas práticas de estagio curricular supervisionado obrigatório relativo ao curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria, realizado nas Escolas municipais e estaduais de Itaara/RS, no primeiro trimestre de 2016, visando a mediação entre conhecimento cientifico e o conhecimento do cotidiano dos alunos. Está pesquisa destaca-se por ter uma abordagem de pesquisa-ação a qual articula a produção de conhecimentos, a ação educativa e a participação dos envolvidos, isto é, produz conhecimentos sobre a realidade a ser estudada e, ao mesmo tempo (TOZONI-REIS, 2005). As turmas escolhidas para o estágio foram, o 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Lenhartd, e o 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio de Itaara. O período do estágio foi de março a maio de 2016, resultando em um período avaliativo das escolas. Os conteúdos são organizados de acordo com o Projeto Político Pedagógico de cada escola e o Parâmetros Curriculares Nacionais e oferecidos ao estagiário. Resultou-se que em ambas as turmas os alunos obtiveram aprovação trimestral e demonstraram através das atividades propostas domínio do conhecimento.

Palavras-chave: Geografia. Práticas de Estágio. Itaara/RS.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.