LETRAMENTO LITERÁRIO E PRÁTICA CRIATIVA DE FANZINE

Cândida da Silva Benitez, Fani Averbuh Tesseler

Resumo


Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, tendo-se em vista a especificidade desse tipo de pesquisa: a observação e investigação de uma realidade que se pretende mudar e o planejamento e a execução de estratégias de intervenção que visem a provocar transformações nessa realidade. A transformação pretendida é a mudança da situação de alunos não leitores para a de alunos leitores. Para tanto, é objetivo desse estudo investigar a contribuição do letramento literário e da prática criativa de fanzine para a promoção da leitura literária no Ensino Médio, em uma realidade específica: três turmas de 1º ano de uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Para esse fim, o presente trabalho divide-se em duas partes. Na primeira, encontra-se a pesquisa bibliográfica que configura o aporte teórico aplicado na esfera prática do estudo. Na segunda parte, encontra-se a proposta de intervenção: letramento literário e prática criativa de fanzine. Os resultados obtidos evidenciaram que o letramento literário é uma estratégia eficiente para a promoção da leitura literária na escola, tendo em vista a sistematização que orienta o professor a direcionar a proposta. Também revelaram que a prática criativa de fanzine é eficaz para dissipar a resistência dos alunos quanto à escrita, considerando-se sua esfera lúdica. Além disso, a simplicidade de composição desse objeto de aprendizagem proporciona interação, tomada de decisão, protagonismo e é um excelente exercício de sociabilidade entre os adolescentes.

xLeitura. Leitura Literária. Letramento Literário. Fanzine.


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