ALUNOS COMO PROTAGONISTAS: O JORNAL EM SALA DE AULA

Danielle Prates da Rosa, Luana Iensen Gonçalves

Resumo


Este trabalho se insere no âmbito dos estudos da educomunicação. Nele há o relato do projeto que teve como objetivo potencializar o processo de criticidade leitora e escrita com os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Medianeira, a partir da produção do jornal  escolar. A metodologia consistiu em produções escritas dos trabalhos produzidos pelos alunos ao longo do ano de 2016 nas diferentes disciplinas. Como resultado, percebemos uma melhoria no desenvolvimento argumentativo dos alunos, tantos nas produções escritas,  como nas orais, em conversas e debates de planejamento da publicação em sala de aula. Também acreditamos ter instigado o gosto pela informação e a compreensão da sociedade em que vivemos a partir da leitura do jornal.

Palavras-chave: Jornal. Leitura. Produção Textual. Educomunicação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.