A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: APRENDIZAGEM DISCENTE E FORMAÇÃO DOCENTE

Luis Sebastião Barbosa Bemme, Greice Scremin, Silvia Maria de Aguiar Isaia

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar e discutir ações de um projeto de extensão que busca aliar elementos que contribuem para a formação inicial e continuada do professor que ensina Matemática, bem como auxilia na aprendizagem dos conceitos dessa área por parte dos alunos. O projeto é desenvolvido em uma EMEF de Santa Maria, por acadêmicos de graduação e pós-graduação stricto-sensu do Centro Universitário Franciscano. As atividades desenvolvidas no projeto incluem o estudo do conteúdo matemático para os anos iniciais do ensino fundamental; a elaboração de atividades para serem desenvolvidas em uma turma de quinto ano e; a avaliação da apropriação de conceitos matemáticos por parte dos participantes do projeto. O corpo teórico e metodológico que orienta a proposta das ações de extensão são: a Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e a Atividade Orientadora de Ensino como um norte possível para a elaboração das atividades desenvolvidas. A escolha por tais teorias é atrelada ao fato de destacarem o papel que a escola tem no desenvolvimento do homem. A realização das ações do projeto tem proporcionado formação em duplo sentido: um que diz respeito a aquisição dos conhecimentos científicos e matemáticos necessários para o professor; e, em outro sentido, de potencializar as aprendizagens dos conceitos matemáticos por parte dos estudantes do quinto ano.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Anos Iniciais. Extensão. Formação Docente.


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