UM OLHAR PEDAGÓGICO AO PATRIMONIO CULTURAL: UMA PRÁTICA REFLEXIVA

Michele Moraes Lopes, Juliana Mezomo Cantarelli, Lucinara Bastiani Corrêa

Resumo


Esse artigo tem a proposição de abordar temas relevantes do patrimônio cultural em relação às formas de satisfação que ele nos proporciona. Ao se falar em museu é necessário um olhar diferenciado para o patrimônio cultural, apropriar-se da memória individual e coletiva, desvelando essa memória afetiva e social da comunidade local. Nessa linha de pensamento, COSTA (2014), nos mostra as diferentes relações do ser humano com o mundo e com os bens materiais e imateriais de seu entorno e essa aproximação afetiva e emotiva com o patrimônio, através do dialogo entre seus pares, buscando diferentes maneiras de apropriação da identidade e da memória coletiva, onde essas pessoas se sentem participantes do processo de educação patrimonial, reconhecendo-se como parte ativa desse processo de patrimonização, nessa linha do pensamento propõe-se ações efetivas com a comunidade santo-antoniense, através da educação patrimonial, objetivando o conhecimento, apropriação e valorização das Obras em Miniaturas Sacras Missioneiras.

Palavras-chave: Patrimônio Cultural. Memória. Identidade. Educação Patrimonial.


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