INTERFACES DIGITAIS NA MEDIAÇÃO E POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Cláudia Bassoaldo Ramos, Daniele da Silva Martins, Silvana L. C. Guerino, Janaína Pereira Pretto Carlesso

Resumo


O presente artigo tem como objetivo compartilhar a experiência vivenciada em oito escolas da Rede Municipal de Santa Maria/ RS no que concerne a inserção de práticas educomunicativas no processo de ensino e aprendizagem com foco na disciplina de matemática, no intuito de ampliar a visão de mundo, agregando vivências e reflexões comuns a referida disciplina. Tal experiência consiste na produção de uma série de conteúdo digital sobre Matemática, protagonizada pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino, onde os mesmos foram desafiados a apresentar os fundamentos ou os “porquês” que sustentam as regras, fórmulas, algoritmos e técnicas matemáticas. Para tanto, a discussão aqui proposta tem sua base em autores como Soares (2011), Smole (2001), Barbero (1994), Bauman (2009), entre outros, que vem há muitos anos realizando pesquisas e estudos sobre a necessidade da escola rever seus paradigmas, com vistas a tornar o ensino e aprendizagem mais atrativos e adequados a essa geração oriunda do século XXI. Nesse sentido, foram tecidas algumas considerações sobre a  proposição de estratégias de ensino diferenciadas para abordar uma disciplina que historicamente é considerada a mais difícil do currículo. Como procedimento metodológico optou-se pelos estudos de caráter bibliográficos acerca da temática educomunicação e suas contribuições no processo de ensino e de aprendizagem , bem como a abordagem qualitativa e a observação . Os resultados evidenciaram que uma abordagem educomunicativa no contexto escolar possibilita avanços significativos e coerentes com o tempo presente, assim como uma educação mais criativa, interessante e produtiva a qual contribuirá para o desenvolvimento da autonomia intelectual do educando,auxiliando, desse modo, a construção de uma cultura matemática mais sólida e também prazerosa.

Palavras-chave: Educomunicação. Ensino. Matemática.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.