ESTUDO PRAGMÁTICO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO CIRCUNJACENTES À CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES

Andressa Leseux, Edite Maria Sudbrack

Resumo


A relação existente entre o Ideb e o currículo escolar é marcada pela mudança significativa que acompanha a educação na contemporaneidade. O presente trabalho pretende analisar, sob o âmbito teórico-explicativo, a relação entre o indicador (Ideb) e o contexto escolar, considerando para tal, aspectos históricos e conceituais com embasamento bibliográfico e científico. A referida análise deu-se por intermédio de extenuantes estudos focados na compreensão global da origem, implantação/implementação e relação entre políticas de avaliação, currículo e práticas escolares e sistemas de desenvolvimento educacional. Ao findar da pesquisa, observou-se a longa trajetória percorrida no campo educacional em busca de melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Foram aplicadas inúmeras ações, no entanto, o retorno de resultados positivos, ou foi acanhado ou as expectativas demasiadamente elevadas fator que os tornou reduzidos.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Avaliação. Currículo. Práticas Escolares.


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