A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS: ALGUNS TENSIONAMENTOS PARA COM O IDEÁRIO PEDAGÓGICO ATUAL

Franciele da Silva dos Anjos

Resumo


O presente artigo irá discutir e tensionar algumas concepções presentes no ideário pedagógico atual a partir de alguns autores como Hannah Arendt, Fernado Savater, Jan Masschelein e Marten Simons. Uma dessas questões, a que esse trabalho irá se direcionar, diz respeito à ênfase em um suposto “mundo das crianças”, que parece estar distanciando a escola de sua especificidade própria, e com isso negando às crianças um efetivo diálogo com a geração adulta. A pesquisa traz alguns entendimentos acerca da tarefa dos adultos como geração com anterioridade pedagógica, compreendendo que educam por amor ao mundo e às novas gerações, e que, por assim ser, as devem conduzir para além das realidades vividas, de modo que possam sair do lugar onde estão, vindo a conhecer este mundo humano comum. Para isso, a autoridade, no sentido de ‘ajudar a crescer’, se faz indispensável. Será defendida a concepção de escola como ‘skhóle’, que significa tempo livre de conhecer o mundo, de tornar-se liberto de todas as amarras sociais que limitam e reduzem o universo dos sujeitos. Ao final, propõe-se que somente uma escola recuperada em seu caráter próprio de ser escola pode cumprir com seu papel como única instituição que pode, de fato, oferecer a igualdade.

Palavras-Chave: Criança. Conhecimento do mundo. Autoridade. Escola.


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