GESTÃO ESCOLAR E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Jéssica Dombrovski, Juliane Marschall Morgenstern

Resumo


O artigo resulta da realização de um estágio curricular supervisionado em gestão escolar, no curso de Pedagogia e tem como objetivo discutir como as políticas educacionais que embasam a Educação Infantil no presente repercutem na organização pedagógica e no funcionamento das Instituições e Unidades de Educação Infantil brasileiras. A partir da vivência de estágio em uma Unidade de Educação Infantil, localizada em Santa Maria/RS foi possível perceber a influência decisiva das políticas públicas no funcionamento da Unidade e a necessidade de reivindicações realizadas pela equipe gestora como via para garantir a permanência de direitos adquiridos no campo da educação infantil. Para a análise pretendida, realizou-se uma pesquisa das políticas públicas que embasam a oferta de Educação Infantil no País, o acompanhamento dos movimentos de gestão escolar na Unidade de Educação Infantil e foi aplicado um questionário semi-estruturado com as famílias das crianças que frequentam a Unidade. Percebeu-se que as políticas não somente inflenciam como também regem o desenvolvimento pedagógico das ações realizadas nas Unidades de educação infantil do país trazendo aspectos que precisam ser debatidos a fim de repensar a educação no tempo presente. Nesse sentido, a gestão escolar tem papel central pois instiga o questionamento acerca da finalidade das práticas educativas, promovendo o debate e colocando em ação as proposições oficiais de educação que regem as políticas públicas no Brasil.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Educação Infantil. Gestão escolar.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.