RECORTES MIDIÁTICOS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO PROGRAMA ATLETA NA ESCOLA

Antonio Guilherme Schmitz Filho, Bruna Dos Santos, Diozer Dalmolin da Silva

Resumo


Diante dos Megaeventos Esportivos que ocorreram no Brasil, a exemplo a Copa do Mundo de Futebol da FIFA em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, o governo criou iniciativas para incentivar as escolas a participarem e desenvolverem a iniciação esportiva por meio de práticas, com o envolvimento de um ambiente competitivo e com a intenção de promover a captação de atletas. O ponto de debate do presente estudo se origina na criação do Programa de Formação Esportiva Escolar – Atleta na Escola – do Governo Federal. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi analisar os argumentos utilizados pelo governo através da mídia institucionalizada para a divulgação e atribuição de sucesso ao Programa Atleta na Escola e realizar uma contraposição através do exposto por meio da mídia geral. A proposição metodológica baseia-se em Schmitz Filho (2005, pag.20), dispondo de estudos cartográficos, com especial atenção às relações estabelecidas entre o sistema esportivo e o jornalístico, bem como as respostas geradas entre eles e o ambiente. Assim, nota-se na pesquisa, que as propostas governamentais não se sustentam como uma abordagem de longo prazo para que a iniciação esportiva se desenvolva em prol do aluno e também o direcionamento para o esporte de alto rendimento se reflete na Educação Física Escolar como uma reprodução daquilo que já se encontra imposto pelos sistemas midiático e governamental.

Palavras-chave: Escola. Atleta. Programa. Mídia


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