A ESCOLA PLURAL E O MUNDO PÓS-MODERNO

Cristiane Ambrós Guerch

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar como o atual contexto histórico que vivemos, denominado Pós-modernidade, está influenciando o cotidiano escolar, fazendo-se uma reflexão acerca de um grande desafio: trabalhar as temáticas de gênero e diversidade sexual. Para desenvolver o artigo será feita uma pesquisa documental e qualitativa, a partir de legislações sobre o assunto, com uma breve retrospectiva acerca das políticas públicas a partir da década de 90. Ainda, percebendo-se que de muito suporte a escola precisa para dar conta de tantas demandas, seja porque ela como formadora de opiniões e estereótipos precisa achar a melhor forma de lidar com essas questões, seja porque a falta de formação aos educadores traz entraves aos processos e dificulta que a escola desenvolva o papel de formadora e acolhedora das diversidades, é que se faz fundamental tamanhas reflexões. Isso porque a escola é um universo de heterogeneidades, seja em função de questões econômicas, de valores, culturais e cada vez mais de diversidade sexual, demonstrando que é fundamental que os educadores tenham suporte e ferramentas pedagógicas para atuarem em seu cotidiano escolar.

Palavras-chave: Diversidade. Educação. Gênero. Pós-modernidade.


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