MOBILIZAÇÃO DA COMPREENSÃO E ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS PRESENTES NAS PROVAS DE LINGUAGEM DO ENEM

Érica Tex Vasconcellos, Pinheiro Ferrari Najara

Resumo


Diante da importância do candidato interpretar corretamente os textos da prova de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio, o presente artigo é a descrição de uma proposta de trabalho que será aplicada por meio de inserções do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), em sala de aula de uma escola estadual da cidade de Santa Maria- RS. Esse projeto visa ressaltar a relevância do trabalho orientado com o gênero textual em sala de aula, além de propiciar aos alunos a compreensão do objetivo de comunicação do gênero junto ao seu contexto, bem como sua escrita. Os gêneros textuais que serão trabalhados são os presentes na prova de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio. Este projeto fundamenta-se no proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Orientações Curriculares do Ensino Médio, sugerindo um trabalho com na teoria de Registro e Gênero da LSF, doravante Linguística Sistêmico Funcional, proposta por Halliday (1982) e a Pedagogia de Gêneros proposta por Martin e Rose (2008), com o propósito de estimular e desenvolver a participação crítica do
aluno frente à linguagem e à sociedade.

Palavras-chave: Contexto de situação. Pedagogia de gêneros. Gêneros textuais. Prova de linguagens do ENEM.


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