VIVENCIANDO AS NOÇÕES MATEMÁTICAS ATRAVÉS DOS CLÁSSICOS INFANTIS
Resumo
Acreditamos que através da conexão estabelecida entre literatura e matemática é possível criar situações que encorajam os alunos a compreenderem e se familiarizarem com a linguagem matemática, promovendo ligações cognitivas entre o raciocínio lógico-matemático e a linguagem. O projeto desenvolvido com alunos do 1º ano tem como objetivo tornar os educandos capazes de questionar, levantar hipóteses, comunicar idéias, realizar relações, desenvolver habilidades matemáticas, aprender novos conceitos e aprimorar conceitos já aprendidos. Partimos da literatura “Meu diário secreto: Os três porquinhos”, de Kess Moerbeek para explorar todas as situações matemáticas possíveis. Ao incentivarmos as crianças a buscarem diferentes resoluções, a partir da integração entre português e matemática, podemos observar e acompanhar como pensam e registram as diferentes formas de resoluções, o que permite a intervenção direcionada às dificuldades apresentadas ou aos avanços. A história contribui para que os alunos aprendam e façam matemática, assim como exploram lugares, características e acontecimentos, o que permite que habilidades matemáticas e de linguagem desenvolvam-se juntas. Esta literatura oportunizou trabalhar com o conceito matemático: medidas e grandezas, onde as turmas seguiram pistas para encontrar os três porquinhos e a partir dali fizemos comparações, medindo, pesando, trabalhando com escalas, noções de tempo. Os conceitos matemáticos são naturalmente assimilados ou acomodados quando trabalhados a partir dos contos infantis que são suportes atrativos dentro do imaginário da criança. Com a relação estabelecida entre literatura e matemática, foi possível trabalhar com uma linguagem que os alunos já conheciam e que facilitou a aprendizagem e a construção de novos conceitos. Por fim, podemos concluir que aprendizagem da matemática através de história é tanto mais prazerosa quanto maior for o significado que elas têm para as crianças.
Palavras-chave: Matemática. Literatura infantil. Aprendizagem
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.