VIVENCIANDO AS NOÇÕES MATEMÁTICAS ATRAVÉS DOS CLÁSSICOS INFANTIS

Carina Ana Iserhard Guimarães, Carina Basso D’Avila, Eliane de Oliveira Jacoby, Solange Tisott Burtet

Resumo


Acreditamos que através da conexão estabelecida entre literatura e matemática é possível criar situações que encorajam os alunos a compreenderem e se familiarizarem com a linguagem matemática, promovendo ligações cognitivas entre o raciocínio lógico-matemático e a linguagem. O projeto desenvolvido com alunos do 1º ano tem como objetivo tornar os educandos capazes de questionar, levantar hipóteses, comunicar idéias, realizar relações, desenvolver habilidades matemáticas, aprender novos conceitos e aprimorar conceitos já aprendidos. Partimos da literatura “Meu diário secreto: Os três porquinhos”, de Kess Moerbeek para explorar todas as situações matemáticas possíveis. Ao incentivarmos as crianças a buscarem diferentes resoluções, a partir da integração entre português e matemática, podemos observar e acompanhar como pensam e registram as diferentes formas de resoluções, o que permite a intervenção direcionada às dificuldades apresentadas ou aos avanços. A história contribui para que os alunos aprendam e façam matemática, assim como exploram lugares, características e acontecimentos, o que permite que habilidades matemáticas e de linguagem desenvolvam-se juntas. Esta literatura oportunizou trabalhar com o conceito matemático: medidas e grandezas, onde as turmas seguiram pistas para encontrar os três porquinhos e a partir dali fizemos comparações, medindo, pesando, trabalhando com escalas, noções de tempo. Os conceitos matemáticos são naturalmente assimilados ou acomodados quando trabalhados a partir dos contos infantis que são suportes atrativos dentro do imaginário da criança. Com a relação estabelecida entre literatura e matemática, foi possível trabalhar com uma linguagem que os alunos já conheciam e que facilitou a aprendizagem e a construção de novos conceitos. Por fim, podemos concluir que aprendizagem da matemática através de história é tanto mais prazerosa quanto maior for o significado que elas têm para as crianças.

Palavras-chave: Matemática. Literatura infantil. Aprendizagem


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.