APRENDENDO COM OS CLÁSSICOS INFANTIS

Carina Basso D’Avila, Carina Ana Iserhard Guimarães, Estela Máris Bruxel da Silva, Solange Tisott Burtet

Resumo


A literatura infantil é uma grande aliada no processo de alfabetização e letramento, auxiliando e facilitando a aprendizagem, bem como desenvolvendo a imaginação, a criatividade e o prazer pela leitura, é um estímulo maior ao aprender a ler e escrever. O projeto foi desenvolvido com alunos do 2º ano e teve como objetivo proporcionar o contato com a linguagem escrita, resgatar o lúdico na aprendizagem, auxiliar na aquisição do gosto pela leitura e desenvolver o contato com diferentes gêneros textuais, enfatizando o gênero carta. A partir da leitura da história: “Era uma vez...1,2,3”, de Alison Jay realizada pela professora, os alunos participaram levantando hipóteses sobre as ações dos personagens sobre possíveis resoluções de conflito e final da história. Essa atividade possibilitou a exploração de outras histórias, retomando os clássicos infantis esquecidos, a familiarização com o sistema de escrita alfabética, compreendendo e usando-o com desenvoltura e atividades recreativas, buscando sempre desenvolver as diferentes formas de expressão e a comunicação de ideias através da socialização do saber, intensificada pelas cartas recebidas dos personagens do Mundo da Fantasia e as respostas enviadas pelos alunos. A receptividade das crianças foi impressionante, pois reagiram com emoção, satisfação, interesse, curiosidade e aprendizagem. A literatura infantil não é trabalhada desvinculada dos outros componentes curriculares, visto que perpassa todas as áreas do conhecimento. Dessa maneira, foi possível diagnosticar as necessidades mais urgentes para cada grupo, evidenciando a sua importância ao desenvolvimento do educando especificamente no que se refere à alfabetização e letramento.

Palavras-chave: Aprendizagem. Literatura infantil. Lúdico. Carta.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.