QR CODE COMO ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS
Resumo
Ensinar ciências em sala de aula, de um modo geral, ainda acontece de forma tradicional nas escolas brasileiras, o que prende o aluno aos ensinamentos encontrados nos livros e não o ensina a se perceber como parte integrante do mundo. Assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma estratégia lúdica, envolvendo códigos de QR Code como um mecanismo diferenciado para aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de classe média baixa da rede municipal de Bento Gonçalves/RS, com turmas de 6°, atingindo 60 alunos. Os resultados mostram que os alunos respondem positivamente a essa estratégia e, que efeitos se intensificam quando trabalhados em grupo e interdisciplinarmente. Aulas mais dinâmicas e divertidas fazem mais a diferença na vida social e escolar do educando, possibilitando que este interaja e aprenda mais os conteúdos trabalhados. Com esse conhecimento, os estudantes passam a agir como multiplicadores no entorno de onde vivem.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Aprendizagem lúdica. QR Code.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.