QR CODE COMO ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS

Ariane Pegoraro Nuncio, Aline de Godoy, Kétini Mafalda Sacon Baccin, Willian Lando Czeikoski

Resumo


Ensinar ciências em sala de aula, de um modo geral, ainda acontece de forma tradicional nas escolas brasileiras, o que prende o aluno aos ensinamentos encontrados nos livros e não o ensina a se perceber como parte integrante do mundo. Assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma estratégia lúdica, envolvendo códigos de QR Code como um mecanismo diferenciado para aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de classe média baixa da rede municipal de Bento Gonçalves/RS, com turmas de 6°, atingindo 60 alunos. Os resultados mostram que os alunos respondem positivamente a essa estratégia e, que efeitos se intensificam quando trabalhados em grupo e interdisciplinarmente. Aulas mais dinâmicas e divertidas fazem mais a diferença na vida social e escolar do educando, possibilitando que este interaja e aprenda mais os conteúdos trabalhados. Com esse conhecimento, os estudantes passam a agir como multiplicadores no entorno de onde vivem.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Aprendizagem lúdica. QR Code.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.