Apresentação da 1ª Edição - 2015


Resumo


É com satisfação que publicamos a primeira edição da Revista Palotina de Estudos Jurídicos e Sociais, que se constitui um marco para pesquisa e iniciação científica para o Curso de Graduação em Direito e de Pós-graduação da área jurídica da Faculdade Palotina de Santa Maria. Há muito a comunidade acadêmica vem se empenhando no fomento a iniciação científica e por isso merecedora deste veículo de comunicação com a sociedade.

Na caminhada da comunidade acadêmica é possível identificar um histórico evolutivo da iniciação científica, com basicamente três momentos importantes: o primeiro diz respeito ao estímulo dos professores aos acadêmicos para que pesquisassem a partir dos conteúdos ministrados em aula, com leituras e elaboração de resumos, resenhas e pôsteres, sendo que alguns se aventuravam em artigos maiores. Os professores é que efetivamente produziam com mais afinco. Essas pesquisas ficavam no âmbito da própria sala de aula, com destaque para alguns que eram compartilhados à comunidade nos eventos do Curso. Esse período pode ser demarcado temporalmente de 2006 a 2010.

O segundo período de 2010 a 2014 demonstra o fortalecimento da pesquisa com o advento Jornada Palotina de Estudos Jurídicos e Sociais, que deu publicidade à produção científica, tanto interna quanto externamente. Com a Jornada, os alunos continuaram a produzir suas pesquisas a partir dos conteúdos trabalhados, mas foram também desafiados a ir além, já que algumas Jornadas têm temáticas específicas conforme o evento que acompanham e outras temáticas livres. A Jornada continuou a estimar a produção de pôster e resumos, mas agregou os resumos expandidos e a apresentação oral dos trabalhos. No período também assumiu importância a participação dos Pós-graduandos e Egressos, já que o Curso passou a oferecer dois Cursos de Especializações, um em Direito de Família e Mediação de Conflito e o outro em Ciências Penais e Criminologia.

O terceiro período de 2015 em diante, tem como marco a publicação desta revista, é a consolidação efetiva da pesquisa no âmbito do Curso de Direito e da Pós-graduação na área. É um meio de comunicação para dar visualização e reforçar a excelência da pesquisa desenvolvida. A Revista Palotina de Estudos Jurídicos e Sociais recebe este nome que congrega os estudos e as pesquisas não só no âmbito do Direito, mas também com vistas ao social como um todo, alargando as possibilidades de investigação em todas as áreas.

Assim, esta publicação tem duas apresentações, uma versão eletrônica e uma impressa, prestigiando aqueles que preferem ter na mão, concretamente, a pesquisa produzida, e também contemplando os que optam pela a busca através da internet, das novas formas de leituras eletrônicas, que se diga de passagem, propiciam o acesso instantâneo e levam ao mundo as reflexões realizadas.

Para que se possa contemplar a produção cientifica oriunda dos Trabalhos de Conclusão de Curso no âmbito da Graduação e da Pós-graduação da área, bem como as advindas dos grupos de pesquisa e além das de caráter livre e externas à comunidade acadêmica, essa publicação terá edições semestrais, sempre nas duas versões eletrônica e impressa, sendo a tiragem desta última de quantidade varável, conforme os autores da referida edição.

Neste interim convêm ressaltar que a Revista Palotina de Estudos Jurídicos e Sociais conta com a participação de professores, mestres, doutores, pós-doutores de várias instituições de ensino, de âmbito nacional e internacional, além de parcerias com institutos de referência que enriquecem ainda mais a produção científica nela materializada.

Nesta apresentação é fundamental agradecer a todos os professores e acadêmicos que participam da atividade da produção científica da IES, em todos os períodos, porque contribuíram para que esta Revista fosse edificada. Ela é mais que um resultado, é um meio, é um caminho pelo qual todos poderão trilhar a aventura do conhecimento.

Sejam todos muito bem-vindos ao universo jurídico-social científico da Faculdade Palotina de Santa Maria

Prof. Deborá Evangelista

Coordenadora do Curso de Direito da FAPAS


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.