PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS

Marizane de Fátima Trindade, Edemar Luiz Balbinot

Resumo


O dinamismo do mercado e a magnitude das transformações sociais elevam a importância da competitividade, alcançável a partir da adoção de práticas de gestão estudando as variáveis do ambiente interno organizacional e o ambiente externo no qual a empresa se encontra inserida. O objetivo deste trabalho é propor um planejamento estratégico para a empresa ELETRYSERVICE, com suporte na abordagem teórica adotada. A metodologia compreendeu a pesquisa bibliográfica e descritiva, de natureza qualitativa e utilização do procedimento técnico do estudo de caso. O resultado se expressa na construção e apresentação do planejamento estratégico, explorando a análise SWOT e, a partir desta, a definição das estratégias e metas para alcançar os resultados organizacionais propostos. A conclusão do trabalho demonstrou, na prática, a importância do planejamento estratégico como um instrumento revestido de uma metodologia gerencial adequada à realidade dos objetivos da organização, alinhados com sua visão, valores e missão.

 

Palavras-chave: Planejamento estratégico. Objetivos. Estratégia. Gestão organizacional.

 

Strategic Planning: Management Tool For Company Service Provider

Abstract: The dynamism of the market and the magnitude of the social changes raise the importance of competitiveness, reached from the adoption of management practices by studying the variables of organizational internal environment and the external environment in which the company is inserted. The objective of this work is to propose a strategic plan for ELETRYSERVICE company with support in the theoretical approach adopted. The methodology included the bibliographical and descriptive, qualitative and use of the technical procedure of the case study. The result is expressed in the construction and presentation of strategic planning, exploring the SWOT analysis and, from this, the definition of strategies and goals to achieve the proposed organizational results. The conclusion of the study demonstrated, in practice, the importance of strategic planning as an instrument with a management methodology that is in line with its vision, values and mission.

 Keywords: Strategic planning. Objective. Strategy. Organizational management.

Texto completo:

Download PDF

Referências


ANDRADE, Arnaldo Rosa de. Planejamento estratégico: formulação, implementação e com trole. São Paulo: Atlas, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CAETANO, Gilberto. Cenários estratégicos. In: CAVALCANTI, Marly (Organizadora). Gestão estratégica de negócios: evolução, cenários, diagnóstico e ação. 2. Ed. rev. E ampl. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração: abordagens descritivas e explicativas. Volume II. 7. Ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

DELLAGNELO, Eloise Helena Livramento; SILVA, Rosimeri Carvalho da. Análise de conteúdo e sua aplicação em pesquisa na administração. In: VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; ZOUAIN, Deborah Moraes. (Organizadores). Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Avercamp, 2005.

HAIR JR., Joseph F. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookmann, 2005.

HALL, Richar H. Organizações: estruturas, processos e resultados. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

HARTMANN, Luiz Fernando. Planejamento estratégico para o gerenciamento total. 6. Ed. Lajeado: Grafocem, 2000.

INSTITUO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br. Acesso em: 15 set. 2016.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing.Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1995.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia científica. 7. Ed. 2. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria geral da administração. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 15 set. 2016.

MONTGOMERY, C. A.; PORTER, M. E. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

MÜLLER, Cláudio José. Planejamento estratégico, indicadores e processos: uma integração necessária. São Paulo: Atlas, 2014.

NASCIMENTO, Luís Felipe; LEMOS, Ângela Denise da Cunha; MELLO, Maria Celina Abreu de. Gestão socioambiental estratégica. Porto Alegre: Bookman, 2008.

NOGUEIRA, Arnaldo Mazzei. Teoria geral da administração para o século XXI. São Paulo: Ática, 2007.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 31. Ed. São Paulo: Atlas, 2013.

PORTER, Michel E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Elsevier, 2004.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2013.

SALAZAR, José Nicolás Albuja. Pensamento estratégico e cenários. In: CAVALCANTI, Marly (Organizadora). Gestão estratégica de negócios: evolução, cenários, diagnóstico e ação. 2. Ed. rev. E ampl. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO RS. Pesquisa de escolas do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.educacao.rs.gov.br/. Acesso em: 02 set. 2016.

SERRA, Fernando A. Ribeiro et al. Gestão estratégica: conceitos e casos. São Paulo: Atlas, 2014.

SILVA, Reinaldo Oliveira. Teorias da administração. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.






 



Licença Creative Commons
Este produto está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.