ESPIRITUALIDADE NO TRABALHO: AS PERCEPÇÕES DOS COLABORADORES DE UMA EMPRESA DE ALIMENTOS

Leandro Dalla Corte, Guilherme Bordin da Silva, Vivian Flores Costa

Resumo


O presente estudo tem por objetivo identificar a espiritualidade no trabalho dos colaboradores de uma empresa do ramo de alimentos de Santa Maria RS. Para isso realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva, por meio da aplicação de um questionário desenvolvido com base no Inventário de Espiritualidade no Trabalho (IET), de autoria de Siqueira et al. (2014), aos 23 colaboradores da empresa investigada. Ressalta-se que além das questões do modelo, o instrumento contemplava uma questão aberta que buscava o entendimento dos pesquisados sobre o que é espiritualidade no trabalho. Os achados da pesquisa mostraram um equilíbrio entre os dois fatores pesquisados que formam o modelo de espiritualidade no trabalho, propósito de vida e senso de comunidade, os quais atingiram a média de 3,66, considerado uma média percepção de espiritualidade no trabalho. Ainda ao serem questionados sobre o significado do tema em foco, os participantes entendem que existe uma relação entre espiritualidade no trabalho com espirito de equipe, coleguismo e ambiente de trabalho harmonioso. Como contribuição desta pesquisa aponta-se o fomento da discussão deste tema entre gestores e colaboradores, em especial na empresa estudada.

 

Palavras-chave: Espiritualidade no trabalho. Senso de comunidade. Trabalho como propósito de vida.


Texto completo:

Download PDF

Referências


ASHMOS; Donde P.; DUCHON, Dennis. Spirituality at Work: a conceptuazation and measure. Journal of Management Inquiry, v.9, n.2, p.134-145, 2000.

DIAS, Luciana Campos de Oliveira; GARIN, Norberto da Cunha; TIMM, Edgar Zanini. A espiritualidade na construção das condições de bem-estar na docência. Ciência em movimento, v.13, n. 26, p. 69-77, 2011.

MAI, Cláudia Fernanda Menezes; DENARDIN, Elio Sergio. Espiritualidade nas empresas: Uma nova maneira de desenvolver líderes de sucesso. Disc. Scientia. Série: Ciências Sociais Aplicadas, Santa Maria, v. 1 , n. 1, p. 19-43, 2005.

KLEIN, Eric; IZZO, John B. O despertar da alma da empresa: redescobrindo a confiança, a paixão e o desempenho das pessoas no trabalho. Cultrix, São Paulo, p.13, 2000.

LANE, Silvia. Uma análise do processo grupal. Cadernos PUC, São Paulo, v11, p95-107. 1981

MOGGI, Jair. Espiritualidade e o grande capital desta era. Revista HSM Management. São Paulo, n.52, p.2, 2008.

REGO, Arménio; CUNHA Miguel Pina; SOUTO, Solange. Espiritualidade nas organizações e comprometimento organizacional. RAE - eletrônica, vol.6, n.2, p.1-27, 2007.

SANTAREM, Robson. Espiritualidade corporativa: vencendo a barreira física. 2003. Disponível em http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Entrevista/4022/espiritualidade-corporativa-vencendo-a-barreira-fisica.html. Acessado em: 2016.

SANTOS, Rogerio passos; SOUZA-SILVA, Jader Cristiano. Espiritualidade na formação do administrador sob a ótica do professor: um estudo de caso na faculdade Gamma. R.Adm, São Paulo, v.48, n.4, p.688-701, 2013.

SANTOS, Daniela Cristina; SILVA, Marcela Hipólito de Souza; CORREA; Dalila Alves. Espiritualidade do trabalho e nas empresas: uma reflexão para a gestão de pessoas. Congresso de pós-graduação, n.7, 2009.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias; et all. Novas medidas do comportamento organizacional. Espiritualidade no trabalho. ARTMED, p157-172, 2014.

PINTO, Cândida; PAIS-RIBEIRO, José Luíz. Construção de Uma Escala de Avaliação da Espiritualidade em Contextos de Saúde. Arquivos de Medicina, v.2, n.2,p.47-53, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 9ª Tiragem, Editora Campus S.A, p.440, Rio de Janeiro, 1999.

BENNIS, Warren. On becoming a leader: The leadership classic. Basic book, New York, p.238, 2009.

HOWARD, Sue. A spiritual perspective on learning in the workplace. Journal of Managerial Pyschology, v.17, n.3, p.230-242, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas S.A, ed.4, p.129-137 São Paulo, 2002.

DUPRE, Louis; SALIERS, Don E. Christian Spirituality. World Spirituality, vol 18. New York: Crossroad Publishing Company, 1989.

MASCARENHAS, André Ofenhejm. Gestão estratégica de pessoas: Evolução, teoria e critica. Cengage Learning, São Paulo, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.






 



Licença Creative Commons
Este produto está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.