TRABALHO versus FAMÍLIA: OS CONFLITOS PRESENTES NA VIDA DE DOCENTES DE ENSINO SUPER

Gilvana Braz de Souza, Lurdes Valéria de Oliveira, Vívian Flores Costa

Resumo


Este estudo tem como objetivo central compreender se o trabalho interfere na vida familiar e vice-versa, considerando a perspectiva de docentes de ensino superior. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, concretizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e um levantamento de campo, o qual contou com a participação de 20 docentes de duas Instituições, uma pública e uma privada, localizadas na cidade de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul. No que tange a coleta de dados, cabe destacar que utilizou-se como instrumento um questionário, elaborado a partir do modelo Escala de Conflito Trabalho – Família (ECTF), de Bastos e Aguiar (2014), foi aplicado também duas questões abertas que visavam compreender as situações que geravam conflito no trabalho e na família. Os resultados expõem que, considerando as médias totais dos fatores que compõe o modelo, o primeiro, interferência no trabalho na família, obteve uma média de 4,32, considerada moderada interferência. Nesta dimensão destacaram-se itens como o que indica que os deveres no trabalho dos docentes os levam a mudar seus planos para as atividades familiares. O segundo, interferência da família no trabalho, perfez uma média total de 2,45, considerada nenhuma ou baixa percepção de interferência.

 

Palavras-chave: Conflito trabalho-família. Conflito família-trabalho. Docentes.

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