AMORIS LAETITIA: A PESSOA E A CONSCIÊNCIA DIANTE DAS SITUAÇÕES DE FRAGILIDADE NA FAMÍLIA

Celito Moro

Resumo


É um fato real que hoje muitos filhos da Igreja vivem em suas famílias uma situação de grande fragilidade e sofrimento. O presente artigo tenta apresentar de forma telegráfica como foi entendida a vivência do amor no decorrer da história, colocando em relevo a visão personalista que aparece na Bíblia e na Patrística, no entanto, desaparece na história da Igreja por um longo período, para voltar a reaparecer com o Concílio Vaticano II. Nessa realidade personalista há o deslocamento da visão do matrimônio vivido em função da procriação, para a vivência do amor como fundamento do mesmo. São apresentados os Papas desde o Concílio até se chegar a Francisco, mostrando que o que os caracteriza é a visão da vivência do amor no matrimônio.  E destaca-se que Francisco, com sua realidade da “alegria do evangelho” convida a Igreja a entender a “alegria do amor” que se vive nas famílias. Isso tudo com o objetivo de convidar a um olhar de misericórdia para ir ao encontro dos filhos e filhas da Igreja, fragilizados na vida de suas famílias e, caídos à beira do caminho. Francisco convida a acompanhar, discernir e integrar a fragilidade. Ele busca recuperar o que é o amor, convidando a se ter uma visão doutrinal e pastoral nova, que leve em conta a vida das pessoas e suas consciências.

 

Palavras-chave: Amor. Pessoa. Consciência. Misericórdia. Fragilidade.

 

Amoris Laetitia: The Person And Consciousness Before Family Fragility Situations

 

Abstract: It is a fact that today many children of the Church live in their families a situation of great fragility and suffering. The present article attempts to present in a telegraphic way how the experience of love was understood throughout history, highlighting the personalistic vision that appears in the Bible and in Patristics, however, disappears in the history of the Church for a long time, to return to Reappeared with the Second Vatican Council. In this personalistic reality there is the displacement of the vision of the marriage lived in function of the procreation, for the experience of love as the foundation of it. The Popes are presented from the Council until they reach Francis, showing that what characterizes them is the vision of the experience of love in marriage. And it stands out that Francis, with his reality of "joy of the gospel" invites the Church to understand the "joy of love" that is lived in families. All this in order to invite a look of mercy to meet the sons and daughters of the Church, weakened in the lives of their families and fallen by the wayside. Francis invites us to accompany, discern and integrate fragility. He seeks to recover what love is, inviting us to have a new doctrinal and pastoral vision that takes into account the lives of people and their consciences.

 

Keywords: Love. Person. Consciousness. Mercy. Fragility.

 


Texto completo:

Download PDF

Referências


BENTO XVI, Papa. Carta encíclica Deus Caritas Est. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2006.

BLANK, Christiane. Construir o matrimônio na Pós-modernidade, Novas estratégias construtivas e interativas para a convivência matrimonial. São Paulo: Paulus, 2006.

CATECISMO da Igreja Catolica. 6. ed. São Paulo: Vozes, Paulinas, Loyola e Ave-Maria, 1993.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, 1962-1965. Gaudium et Spes. In: VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1968.

DE HARO, Ramón Garcia. Legge, coscienza e libertá. Milano: Edizioni Ares, 1990.

DEMMER, klaus. Fondamenti di ética teológica. Assisi: Cittadella Editrice, 2004.

FRANCESCO, Papa. Decifrare la fuga di tanti fratelli. In Regno Documenti, LVII (2013/15), p. 463-468.

FRANCESCO, Papa. Discorso all’Assemblea Plenaria di Propaganda Fide. del 03/12/2015, In: “L’Osservatore Romano” del 04/12/2015, p. 8.

FRANCISCO, Papa. Exortação apostólica Evangelii Gudium. São Paulo: Paulus e Loyola, 2013.

FRANCISCO, Papa. Exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia. São Paulo: Paulus, 2016.

GRILLO, Andrea. Le cose nuove di “Amoris Laetitia, come papa Francesco traduce il sentire cattolico”. Assisi: Cittadella Editrice, 2016.

JOÃO PAULO II, Papa. Carta encíclica Redemptor Hominis. São Paulo: Paulinas, 1979.

MAJORANO, Sabatino. A Cosciência, uma visão cristã. Aparecida-SP: Santuário, 2000.

MILLEN, Maria Inês de Castro. Os Acordes de uma sinfonia, a moral do diálogo de Bernhard Häring. Juiz de Fora: Esdeva Empresa Gráfica, 2005.

MO SUNG. Eucaristia não é prêmio para que cumpriu a lei. (entrevista). Revista Cidade Nova LIX, n. 4 abril (3027), p. 6-8.

MORO, Celito. A Formação presbiteral em comunhão para a comunhão, perspectivas para as casas de formação sacerdotal. Aparecida-SP: Santuário, 1997.

PAULO VI, Papa. Carta encíclica Humanae Vitae. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 1968.

PAULO VI, Papa. Carta encíclica Ecclesiam Suam. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 1964.

TORCIVIA , Carmelo. Criteri Per uma lettura pastorale del capitolo ottavo di Amoris Laetitia. Torino: Editrice Elledici, 2016.

VALADIER, Paul. Elogio dela coscienza. Torino: Societá Editrice Internazionale,1995.

VIDAL, Marciano. O Matrimônio, entre o ideal cristão e a fragilidade humana. Aparecida-SP: Santuário, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: