VISÃO PÓS-MODERNA DA EDUCAÇÃO E OS DEBATES DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Ronaldo Eismann de Castro, Maria do Rocio Fontoura Teixeira

Resumo


Perante uma ampla gama de pensamentos, ferramentas e tecnologias educacionais que dispomos atualmente e tendo a ciência do ato de educar, entendemos a necessidade de refletir sobre alguns aspectos pós-modernos na educação. Para tanto, o presente trabalho, que é parte de uma pesquisa de Mestrado de Educação em Ciências, faz uma revisão bibliográfica que tem por finalidade levantar o estado da arte e compreender melhor alguns fatores relevantes no âmbito atual da educação. Os resultados, da análise realizada, evidenciaram que os profissionais da educação precisam ter cautela para buscar o equilíbrio em trabalhar com os conceitos pós-modernos e assim utilizá-los juntamente com todos os adventos que estão disponíveis através da ciência, em favor da nossa sociedade.

 

Palavras-chave: Educação. Pós-Modernismo. Reflexão.

 

Post-Modern View of Education and Science Education Debates

 

Abstract: Before a wide range of thoughts, educational tools and technologies available nowadays and considering science as an act of educating, we recognize there is a need to reflect on some post-modern aspects of education. Therefore, the present study, which is part of a Master research of Science Education, aims at developing a bibliographic review in order to enlight the art of education and comprehend some relevant factors in the current field of education. The results of the analysis revealed that the professionals of education need caution to reach balance in working with post-modern concepts and thus use them simultaneously with all the available science tools in favour of our society.

 

Keywords: Education. Post-modernism. Reflection.


Texto completo:

DOWNLOAD PDF

Referências


BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 40. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

ESTEVE, José M. A terceira revolução educacional: a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004.

GOMES, Jomara Brandini; CASAGRANDE, Lisete Diniz Ribas. A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 10, n. 5, p. 696-703, set./out. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v10n5/v10n5 a11.pdf. Acesso em: 30 out. 2016.

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos. São Paulo: Cia das Letras, 2003.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.

NOGUEIRA, Maria Alice. Famílias de camadas médias e a escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, p. 9-25, jun. 1995.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? 15. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.

PICHETH, Fabiane Maria. PeArte: um ambiente colaborativo para a formação do pesquisador que atua no ensino superior por meio da participação em pesquisas do tipo estado da arte. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007. Disponível em: http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArqui vo=828. Acesso em: 10 abr. 2017.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

WEISS, Maria Lúcia. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 12. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: