CONTRATUALISMO MODERNO, RELIGIÃO E SECULARISMO

Jair Antônio Krassuski

Resumo


O presente artigo reúne alguns pontos da palestra apresentada na Semana Acadêmica da FAPAS-2016. O tema do proposto foi o contratualismo moderno, suas origens e consequências para a filosofia política, principalmente no que se refere à religião e ao secularismo. A teoria do contrato consiste na narrativa da vida política fundada no acordo entre sujeitos iguais em contraposição à tradição política clássica grega e judaico-cristã da Aliança e do reconhecimento. Os autores modernos, que brevemente apresento neste texto, atuam no sentido de atacar as causas da desigualdade e da injustiça. O resultado é uma estrutura social a partir de uma concepção de poder, a saber, do pacto, e de mecanismos de convivência que possam ser racionalmente justificáveis e legitimadas: o estado, a sociedade civil, o poder legislativo, executivo e judiciário independentes, a legitimação da propriedade e do trabalho, bem como a separação estado-igreja. A sociedade fundada no pacto repropõe o problema das diferenças e da igualdade, do multiculturalismo, dos valores e da tolerância, entre outros temas contemporâneos.

 

Palavras-chave: Contratualismo. Política. Religião. Secularismo.

 

Modern Contractualism, Religion and Secularism

 

Abstract: This article brings together some points of the lecture presented at the FAPAS-2016 Academic Week. The theme of the proposal was modern contractualism, its origins and consequences for political philosophy, especially with regard to religion and secularism. Contract theory consists of the narrative of political life founded on the agreement between equal subjects in opposition to the classical Greek and Jewish-Christian political tradition of the Alliance and of recognition. The modern authors, which I briefly present in this text, act in the sense of attacking the causes of inequality and injustice. The result is a social structure based on a conception of power, namely the pact, and mechanisms of coexistence that can be rationally justified and legitimized: the state, civil society, independent legislative, executive and judicial power, the legitimation of property and labor, as well as state-church separation. The society founded on the pact reprehends the problem of differences and equality, multiculturalism, values and tolerance, among other contemporary themes.

 

Keywords: Contractualism. Politics. Religion. Secularism.


Texto completo:

Download PDF

Referências


ARAÚJO, Luiz Bernardo Leite. Religião e modernidade em Habermas. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

ARENS, Edmund. Habermas e la teologia. Contributi per la ricezioni, discussione e critica teologica della teoria dell’agire comunicativo. Bréscia: Queriniana, 1992.

BORRADORI, Giovanna. Filosofia em tempo de terror. Diálogos com Jürgen Habermas e Jacques Derrida. Tradução de Roberto Muggiati. Rio de Janeiro: Campo das Letras, 2004.

CORTINA, Adela. Aliança e contrato: ética, política e religião. Petrópolis: Loyola 2008.

HABERMAS, Jürgen. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007.

HABERMAS, Jürgen. Teoría y praxis. Estudios de filosofía social. Madrid: Tecnos, 1990.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

LOCKE, John. Carta acerca da tolerância - Segundo tratado sobre o governo – Ensaio acerca do entendimento humano. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe - Escritos Políticos. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1973.

MORO, Tomas. Utopia. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. Edição de Antônio Flávio Pierucci. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: