ENSINO DE FILOSOFIA: UM MODO DE RESISTÊNCIA AOS DISCURSOS DOGMÁTICOS

Marcos Alexandre Alves, Paloma Lencina de Mello

Resumo


O presente trabalho versa sobre o ensino de Filosofia na escola básica. A metodologia utilizada é bibliográfica de cunho qualitativo. O principal objetivo consiste em discutir a contribuição do ensino de Filosofia diante de uma realidade tecnológica, manipuladora, imediatista e não adepta ao diálogo. A questão problema diz respeito a influência das mídias na vida dos sujeitos. A forma como estes sujeitos estão expostos a discursos dogmáticos e relações monossilábicas, isto é, onde o diálogo de fato não acontece. A intenção do artigo consiste em mostrar que o ensino de Filosofia se constitui como um modo de resistência diante do comportamento alienado de muitos adolescentes. Por fim, conclui-se que o ensino de Filosofia contribui no processo de conscientização dos adolescentes sobre a realidade. Essa contribuição se dá através de um pensamento consciente, responsável e crítico. Contribuição que tem como base uma educação comunicativa defendida pelo filósofo Habermas. É somente através da comunicação aberta e com isso não dogmática, que é possível resistir a todo tipo de discurso pronto e redes de alienação do mundo contemporâneo.

 

Palavras-chave: Prática docente. Filosofar Diálogo. Comunicação. Adolescente.

 

Teaching of Philosophy: A Way of Resistance to the Dogmatic Discourses

 

Abstract: This work is about the teaching of philosophy in the basic school. The metodology in use is bibliografical with qualitative aprouch. The main aim consists in a discussion about the contribution of teach philosophy face the technological reality, so to say, as understood as manipulated, imediaticist and no-dialogical one. The problem asks about the influence of midias on the subject's lifes. The by what these individuals are exposed to the dogmatic discourses and monosillabic relations, i.e., where indeed the dialogue did no happens. The intention of the article is to show that the teaching of philosophy it constitutes show a way of resistance face to the alienated behaviour of many teenagers. By end, we conclud that the teach of philosophy make a relevant contribution for the conscientization's process of te teens abou their own reality. That works by a rational/consciouss, responsible and critical thinking. The basis of our read about comunicational education come from the philosopher J. Habermas. There is just through a open and free communication, so anti-dogmatic, that works the resistance to any kind of fast-ready-made narratives and webs of alienation in the contemporary world.

 

Keywords: Teacher practice. Philosophy. Dialogue. Communication. Adolescents.


Texto completo:

Download PDF

Referências


ALVES, M. A. O ensino de filosofia como motivação para a reconstrução da dimensão ético-crítica do saber. Revista FAED - UNEMAT, v. 20, p. 139-152, 2013.

ALVES, M. A. Desafios e potencialidades: o ensino de filosofia no cenário da educação básica brasileira. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 21, p. 157-169, 2014.

ALVES, M. A.; GHIGGI, G. Ética e cultura dialogal: o valor da transitividade crítica-reflexiva em educação. Imagens da Educação, v. 4, p. 53-60, 2014.

ABERASTURY, A.; KNOBEL. M. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

DOLTO. F. A causa dos adolescentes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

GALLO, S. O Ensino de Filosofia no Contexto de uma Educação Menor. In: ROLLA, Aline Bertilla Mafra; SANTOS NETO, Antônio dos; QUEIROZ, Ivo Pereira de. (Org.). Filosofia e Ensino: possibilidades e desafios. Ijuí: UNIJUÍ, 2003, p. 23-33.

GALLO, S. Para além da explicação: o professor e o aprendizado ativo da filosofia. In: KUIAVA, Evaldo Antônio; SANGALLI, Idalgo José; CARBONARA, Vanderlei. (Org.). Filosofia, Formação Docente e Cidadania. Ijuí: Editora Unijuí, 2008, p. 167-180.

HORN, G. B. Filosofia, Ensino e Emancipação. In: Celso Candido; Vanderlei Carbonara. (Org.). Filosofia e Ensino: um diálogo transdisciplinar. Ijuí: Unijuí, 2004, p. 269-281.

HORN, G. B. Filosofia, ensino e resistência: construindo um espaço para a Filosofia no currículo do Ensino Médio da escola pública paranaense. In: Anita Helena Schlesener. (Org.). Política e Educação: perspectivas e desafios. Curitiba: Ed. UTP, 2007, p. 169-184.

MORAIS, R. Educação, mídia e meio ambiente. Campinas: Editora Alínea, 2004.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

MÜHL, E.H. Habermas e a educação: ação pedagógica como agir comunicativo. Passo Fundo, RS: Ed. da UPF, 2003.

NASCIMENTO, W. F. Filosofia e autonomia: possibilidades? In: Gallo, Sílvio; Denelon, Márcio; Cornelli, Gabriele (Org.). Ensino de Filosofia: teoria e prática. Ijuí: Unijuí, 2004, p. 59-87.

KOHAN, W. O. Foucault e o Cuidado de Sócrates. In: KUIAVA, Evaldo Antônio; SANGALLI, Idalgo José; CARBONARA, Vanderlei. (Org.). Filosofia, formação docente e cidadania. Ijuí, RS: Ed. UNIJUI, 2008, p. 57-82.

KOHAN, W. Sócrates, a educação e a Filosofia: de herói a anti-herói. In: Sílvio Gallo; Márcio Denelon; Gabriele Cornelli (Org.). Ensino de Filosofia: teoria e prática. Ijuí: Unijuí, 2004, p. 113-126.

ROSSI, W. G. Capitalismo e educação: contribuição ao estudo da economia da educação capitalista. São Paulo: Moraes, 1986.

STROMMEN, E. A.; MCKINNEY, J. P.; FITZGERALD, H. E. Psicologia do desenvolvimento: o adolescente e o adulto jovem. Rio de Janeiro: Campus, 1986.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: